Dieta Detox, ou Dieta Desintoxicante, é uma das mais populares quando o assunto é emagrecer com saúde. Por ser uma dieta a base de alimentos naturais e com a função desintoxicante, a dieta detox é uma das mais recomendadas atualmente.

Seu cardápio é composto apenas por alimentos naturais e saudáveis como frutas, verduras, legumes, grãos e sementes. Com isso temos uma alimentação rica em fibras, vitaminas e minerais que fazem muito bem para nosso corpo.

No dia a dia acabamos consumindo alimentos nada saudáveis como gorduras saturadas, trans, alimentos industrializados, álcool, açúcar refinado, etc, com isso acabamos com um acúmulo de toxinas em nosso organismo.

Nosso corpo consegue eliminar de forma natural essas toxinas, porém quando há um acúmulo muito grande é necessário de uma “ajudinha”.

E a dieta detox faz justamente isso, ajuda a desintoxicar nosso organismo trazendo uma série de benefícios como diminuição do inchaço, das dores de cabeça, da insônia, do cansaço excessivo, regulação do intestino, entre várias outras coisas.

A Dieta Detox

A Dieta Detox
A Dieta Detox

A dieta detox é baseada no consumo de alimentos naturais e saudáveis que ajudam a eliminar as toxinas de nosso organismo.

Alimentos Permitidos na Dieta Detox

Alimentos Proibidos na Dieta Detox

  • bebidas alcoólicas
  • alimentos industrializados
  • embutidos
  • farinha branca
  • alimentos que contêm glúten
  • carnes vermelha
  • laticínios
  • defumados
  • café
  • açúcar

Perguntas e Respostas Sobre a Dieta Detox

Por quantos dias posso seguir o cardápio da Dieta Detox?

A duração máxima é de 30 dias, porém o recomendado é seguir o cardápio da dieta detox por períodos menores de tempo, como 7 dias. Mas, nunca devemos passar dos 30 dias seguidos.

Posso praticar exercícios físicos durante a dieta detox?

Caminhada e exercícios leves estão liberados. Já exercícios como natação, Jump etc, devem ser observados, pois, como durante a dieta detox a ingestão de carboidratos é baixa, a pessoa pode sentir um pouco de fraqueza e tontura.

Cardápio da Dieta Detox – Sugestões simples e práticas

Cardápio da Dieta Detox
Cardápio da Dieta Detox

Café da Manhã

Opção 1: 1 xícara de chá verde, 1 fatia de pão integral de centeio com requeijão light, ½ mamão papaia pequeno.

Opção 2: 1 copo de suco de 1 maçã com ½ cenoura, água de coco, 1 colher de sobremesa de farelo de aveia ou outro suco detox de sua preferência, 1 fatia de pão integral com ricota.

Opção 3: 1 copo de chá verde, 2 torradas integrais com 1 colher de chá de mel e gergelim, 1 kiwi.

Lanche da Manhã

Opção 1: 1 goiaba vermelha.

Opção 2: 1 fatia grande de abacaxi.

Opção 3: 1 copo de suco batido no liquidificador feito com 1 fatia de abacaxi, 1 punhado de hortelã fresca, 1 colher de chá de semente de linhaça ou outro suco detox de sua preferência.

Almoço

Opção 1: 2 colheres de arroz com brócolis, 1 porção de badejo com abacaxi e gengibre, 1 prato de sobremesa de salada de alface com agrião, cenoura e beterraba raladas ou outra salada detox de sua preferência, 1 pedaço de torta de maçã.

Opção 2: 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 filé de frango grelhado com molho de laranja e manjericão, 1 prato de verduras cruas com grãos de trigo e tomate, 2 pegadores de couve-flor e brócolis grelhados, 1 fatia de melão.

Opção 3: 1 prato de sopa de agrião, alho-poró, cenoura, nabo, peito de frango desfiado e macarrão estrelinha ou outra sopa detox de sua preferência, 1 pêra.

Café da Tarde

Opção 1: 1 fatia de queijo branco magro, 1 torrada integral.

Opção 2: 1 fatia média de melancia, ½ copo de iogurte com fibras.

Opção 3: 2 castanhas-do-pará.

Jantar

Opção 1: 1 sanduíche (pão sírio recheado com salmão defumado, agrião, palmito e molho de mostarda com mel), 1 prato de sobremesa de salada de alface, couve-flor, tomate e 2 ovos de codorna ou outra salada detox de sua preferência, 1 prato de sobremesa de carambola em estrela.

Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de folhas cruas com queijo branco temperada com molho de iogurte e hortelã, 1 prato de sopa de beterrabas, 1 manga coquinho.

Opção 3: 1 prato de sopa de chicória, brócolis, batata doce, abobrinha, carne moída, macarrãozinho integral ou outra sopa detox de sua preferência, 1 fatia de melancia.

Ceia

Opção 1: 1 banana.

Opção 2: 1 xícara de chá de hortelã.

Opção 3: 1 xícara de chá de erva-doce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *